• contato@ibesva.org.br
  • 21 3254-8754
Thumb

São muitas realidades transformadas!

Sobre nós

IBESVA

O Instituto de Beneficência e Espiritualidade Somos Valentes é uma entidade filantrópica atuante na área de assistência social integral que busca promover ações na área de cultura, saúde, esporte e educação visando ao fortalecimento de laços e vínculos das famílias em situação de vulnerabilidade.

seja um voluntário(a)
Saiba de onde vem

Nossa Inspiração

Jesus de Nazaré é, sem dúvida alguma, o maior nome da História como a conhecemos. O humilde carpinteiro, cuja mensagem de justiça e amor abalou os alicerces do Império Romano, revolucionou para sempre os rumos da humanidade.

A influência de seus ensinamentos na cultura, nas artes, na filosofia, na religião e na sociedade como um todo falam por si só. E ainda que não se acredite em sua doutrina ou em sua filosofia espiritual, o fato é que há mais de dois mil anos seu legado tem sido amplamente difundido, promovendo intensas reflexões que provocaram alterações profundas nas sociedades do mundo todo.

Apesar disso, vemos todo um sistema de cunho racista, anticientífico, homofóbico, sexista e promotor de violência usando ilegitimamente o nome de Jesus para implantar sua agenda de intolerância e ódio que é diametralmente oposta a tudo que ele de fato pregou e viveu. E, embora tal movimento seja tão longevo quanto o próprio movimento de Jesus, fato é que nos dias recentes ele tem tido muito mais notoriedade em nosso país.

É de nosso entender que o Instituto de Beneficência e Espiritualidade Somos Valentes tem como missão primordial resgatar na prática os ensinamentos originais de Jesus de Nazaré. Seus ensinamentos, profundamente espirituais, não possuíam conotação litúrgica ou dogmática como as entidades religiosas exercem.

Na verdade, tratava-se de uma proposta filosófica de fraternidade universal de todos os homens, onde cada qual é ser agente e autônomo na construção da sociedade movida pelo Amor a qual Jesus chamava de “Reino de Deus”, ideal para o qual todos e todas são convidados a participar.

Nossos Valores

IBESVA

Seria contraditório ter a pessoa de Jesus Cristo como inspiração e não ter os valores que ele defendia como diretrizes e norteadores de nossas ações. Na verdade, ele deixou um programa social, pedagógico e ético muito bem esclarecido em sua atuação pública.
O Cristo que buscou construir pontes com os excluídos, não se omitindo em ajudá-los ao mesmo tempo em que promovia a completa libertação das raízes de sua opressão, é o mesmo que nos chama hoje a nos posicionar contra a injustiça social, contra as desigualdades de raça e gênero, contra a corrupção dos princípios éticos da sociedade e contra a miséria e a fome que destroem as famílias.
Acreditamos na assistência espiritual aplicada, uma vez que não haveremos de mudar as estruturas sociais promotoras de desigualdade sem que cada indivíduo esteja devidamente incluído no processo de reconstrução da mesma. E, portanto, o respeito às individualidades e o compromisso social coletivo são os dois pilares principais sobre os quais o legado de Jesus foi erguido e sobre os quais o IBESVA opera nos dias atuais.

Veja qual é

Nossa Missão

Aplicar de maneira prática os ensinamentos originais de Jesus de Nazaré na assistência integral do indivíduo, ajudando a cada um a desenvolver sua autonomia vocacional e encaminhando a todos para o compromisso social de combate à miséria humana em todas as suas camadas.

Resgatar os significados originais dos símbolos cristãos, depurando os mesmos das distorções que sofreram ao longo dos anos por parte de pessoas gananciosas e enganadoras e praticar os princípios para os quais eles nos convidam, a saber: a esperança, a solidariedade, a fraternidade a acima de tudo o AMOR.

Denunciar as fraudes e crimes que se cometem através do mau uso da mensagem de Jesus, o qual em tempo algum ensinou, endossou ou sugeriu qualquer tipo de segregação ou perseguição, seja de que natureza for. Nem por raça, crença, gênero, orientação sexual, classe social, viés político ou ideologia.

Promover a inclusão social através da difusão do conhecimento em todas as suas formas de existência, procurando dar às famílias em situação de vulnerabilidade as ferramentas e oportunidades necessárias para que as mesmas possam se tornar agentes transformadores de sua própria realidade e de seu entorno.

Popularizar os meios e condições de produção artística e cultural para que residentes de comunidades e locais periféricos possam estar integrados ao fazer cultural da cidade como um todo e tenham condições de aprimorar seus talentos e divulgar suas obras em condições adequadas.

Nosso Fundador

Conheça o Reverendo Daniel Valente

Conheça a história, os pensamentos e a atuação pública de Daniel Valente, fundador do IBESVA e Reverendo na pastoral leão de Judá.

Saiba mais